Todas as instalações elétricas devem ser executadas a partir de um projeto elétrico, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação, a economia de energia com redução de perdas e a conservação de bens. Ademais, o projeto deve ser elaborado possibilitando futuras instalações e reformas em instalações já existentes.
Em um projeto elétrico os componentes da instalação são adequadamente dimensionados e especificados, seguindo rigorosamente as normas técnicas.
A iluminação também deve ser corretamente projetada, garantindo o nível correto de iluminância para cada ambiente, levando em consideração o tipo de tarefa, a faixa etária dos usuários, a eficiência energética, entre outros fatores.
Após concluída a instalação, é de extrema importância a documentação de toda a instalação elétrica do estabelecimento. O projeto deve ser revisado e atualizado fielmente com o trabalho executado (documentação "como construído" ou "as built"), incluindo os esquemas elétricos unifilares, que também são de alta relevância.
É um Sistema de Proteção contra Descargas atmosféricas, popularmente chamado de para-raios. O Corpo de Bombeiros exige a instalação desses sistemas em edificações, estabelecimentos indústriais e comerciais. A norma é regulamentada pela ABNT, a NBR 5419/2005. Tem como escopo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas, que podem ocasionar incêndios, explosões, danos materiais e até mesmo risco a vida de pessoas e animais. Ante o exposto, o dimensionamento e quantificação dos materiais do SPDA é muito importante e de ser realizado criteriosamente em consonância com um projeto.
O Laudo é um tipo de documento pericial que trata dos aspectos técnicos envolvidos numa instalação elétrica. O Laudo Elétrico é atualmente exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para atestar a conformidade das Instalações Elétricas residenciais, comerciais e industriais. Alguns dos órgãos que podem exigir um Laudo Elétrico são:
O laudo deve ser emitido por um Engenheiro com base em inspeções e medições realizadas nas instalações, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas mais comuns que devem ser objeto de confrontação são: NBR 5410, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5419.
Considerando que um laudo emitido de forma errônea pode ocasionar grandes riscos a vida e ao patrimônio das pessoas e das empresas, é de suma importância que, para ter validade legal, o laudo elétrico, deve ser assinado por Engenheiro Eletricista registrado no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.
.
Não obstante, o laudo deve obedecer aos aspectos técnicos (conformidade com as normas técnicas), jurídicos (leis e normas), de proteção contra incêndio de segurança aos trabalhadores e usuários de eletricidade.
Nossa solução em infraestrutura e instalações proporciona ao seu espaço predial, indústrial e comercial a acomodação e proteção adequada para fios e cabos de sistemas de comunicação telefonia, cabeamento estruturado entre outros, garantindo eficiência no desempenho, segurança para os seus equipamentos e aumento da vida útil dos mesmos.
Para isso, realizamos a montagem completa da sua instalação elétrica, em conformidade com as características da arquitetura e ambientais, bem como as normas técnicas de cada aplicação para os mais diversos ambientes e instalações.
Confira alguns dos nossos principais serviços de infraestrutura e cabeamento:
Entre em contato tire as suas dúvidas.